Skip to content

Vencedores e derrotados II

23/01/2009

Tantos belos jogos inventados para passar diante dos primeiros, para que alguém seja esmagado se se recusar à submissão. Os estragos, os excessos, vão-te fazer pagá-los. As cinzas que sobrarem, não serão eles a recolhê-las, mas os escravos e os idiotas que não souberam dizer não. Nós não queremos ser vencedores, mas nunca aceitaremos ser os derrotados.
Queridos líderes, embalai-nos assim, o mercador de areia passou e nós dormimos com um olho aberto. Oh! o medo, o vazio, a vitória dos ávidos! Ao mínimo movimento, toda a espécie de cães nos vigia. Nem um gesto a esboçar ou eles apertam o garrote. Nós não temos nada a ganhar, mas não podemos perder mais.

Tu que vens de longe, arrastando a tua pele e os teus ossos, falaram-te do paraíso, mas mentiram-te. Tudo é falso. Oh! meu amigo, meu irmão, toda essa energia perdida para a guerra. Vês todo o amor que se arrasta no fundo dos discursos? Diz, queres documentos? Diz, viste o meu palácio? Não terás nada, é assim! Não é feito para os derrotados, o paraíso.
Há a carne para canhão, há a carne para a especulação, há a carne para a publicidade. Enfim, há para todos os gostos, tu e eu sabemos: o espectáculo terminou. Todavia, era quase ideal, longe do feudal. Agora, acabou-se. Fica-te mesmo bem! No teu íntimo, é desagradável juntares-te à corte dos derrotados, não é?
Desfeitas as ilusões, é melhor enfrentar de pé a acção e para as nossas almas é indiferente, Deus não toma parte na batalha. Oh! senhores decisores de todas as partes, de todos os lados, sabei que no fundo dos nossos corações não paramos o progresso. Sob a íris, sob a pele, sob as unhas e no torno podemos sempre recusar sermos os primeiros ou os últimos.
Sem líderes triunfantes, não seríamos nunca vencedores nem derrotados.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: